quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Brasil: Potência esportiva


Demorei um pouco para escrever sobre a Paraolimpíada 2008. Um pouco não. Muito. Ela acabou hoje. O Brasil conquistou 47 medalhas: 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze. Terminou sua participação em nono lugar. Acredite, tratando-se de esporte paraolímpico somos uma potência mundial.
Mas será que alguém poderia me explicar como? Entre uma conquista e outra ficava tentando achar a resposta. Não consegui. A colocação brasileira na Olimpíada é claramente um reflexo da política e cultura esportiva do país. Fácil explicar. Mas existe uma política esportiva para o esporte paraolímpico? Duvido. No Brasil o portador de deficiência,nem mesmo é respeitado como cidadão. Poderia citar inúmeros exemplos e razões, mas acredito não ser necessário. Pense por apenas um segundo e entenderá o que quero dizer.
Mais uma vez vou citar a frase clichê, mas acredito ser o mais perto que chegarei da verdade. No Brasil, os atletas paraolímpicos são brasileiros e não desistem nunca...

Alguns nomes deveriam entrar para a história. Mas infelizmente, no Brasil, atletas paraolímpicos também são discriminados. Pergunte por aí se alguém sabe quem é Daniel Dias? Daniel conquistou nove medalhas, sendo quatro delas de ouro, subiu ao pódio em todas as provas que disputou, bateu três recordes mundiais e um paraolímpico. Tudo isso em sua primeira participação nos jogos. Mas por aqui a discriminação alcança até mesmo quem conseguiu ser herói por duas vezes na vida. Barreira essa, difícil de ser superada.
Clodoaldo Silva (alguém sabe o que fizeram com ele?), Lucas Prado (três medalhas de ouro), André Brasil, Terezinha Guilhermina, Fabiana Sugimori, Edênia Garcia, Phelipe Rodrigues, Karla Cardoso, Deanne Silva, Dirceu Pinto, Eliseu Santos, Luiz Algacir Silva, Welder Knaf são apenas alguns nomes. E o que dizer de Antonio Tenório? O judoca da categoria 100 kg, conquistou sua quarta medalha de ouro. Pois é... Tenório foi campeão em Atlanta (96), Sidney (2000) e Atenas (2004). Agora, em Pequim, venceu todas suas lutas por ippon. Você ouviu falar do feito em algum lugar?

Nenhum comentário: