quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ah se eu pudesse!


Estava chovendo. Pela janela via a rua deserta. A noite escura parecia engolir a cidade. Não conseguia dormir. Estava ali parado em frente da janela perdido em pensamentos que não faziam o menor sentido. Aliás, nada fazia sentido. Estava amargurado. Sentia-me amargurado. Não sei explicar o motivo. Não preciso explicar. Lembrei da minha infância. Não me sentia assim na infância. Amargura é um sentimento que vem com a maturidade. Com experiências adquiridas. Quando somos jovens temos aflições, podemos ficar tristes, com raiva. Mas não ficamos amargurados. Quando somos jovens o mundo está à nossa frente. Com o tempo ele também vai ficando para trás. O passado começa a ser mais relevante que o futuro. Lembramos de tempos remotos e de pessoas que já se foram; por um motivo ou por outro. Não gostaria de mudar o passado, apenas revivê-lo. Desta vez bem devagar. Sem pressa.
Ficaria ali parado vendo minha mãe preparar o jantar. Não sentiria fome. Não desejaria que a comida ficasse pronta. Gostaria de sentir seu aroma também. Quero esperar meu pai e vê-lo novamente entrar pela porta. Quero que leve uma eternidade para que a porta feche atrás dele. Não mudaria nada. Tenho saudades do cheiro da terra molhada da minha rua. Quando não tinha asfalto. Brincaria na rua novamente. Desta vez teria meus irmãos mais perto. Escutaria novamente todas as besteiras que são ditas numa rodinha de garotos. Daria risada. Escutaria minha mãe gritando meu nome. Prestaria atenção nos vizinhos. Adultos que não foram notados quando estávamos brincando. Talvez angustiados, procurassem em nós garotos uma maneira de voltar a serem crianças. Uma maneira de fazer o tempo passar mais lentamente. Gostaria de sentar novamente na carteira de uma sala de aula. Olhar para o lado e ver o rosto de meus colegas. Rostos que já não lembro mais. Rostos que ainda lembro. E, claro, rostos que jamais esquecerei. Hoje sei que aprenderia com o professor muito mais do que conceitos sobre determinado assunto. O que ele tinha para ensinar eu nunca quis aprender. Que pena. Ah se eu pudesse!

Um comentário:

Amigao disse...

Não volta mais né amigão? Mas a gente pode aproveitar esta fase atual é fazer tudo diferente.
Há coisas que só veem com o tempo.

Um abração pra voce!