domingo, 20 de setembro de 2009

Reminiscências do Professor ou... mais chatices!

Para muitos – não é nenhum segredo - a Educação Física, ainda hoje, é vista apenas como um momento de lazer ou simplesmente para a prática de uma determinada modalidade esportiva totalmente dissociada do trabalho realizado pelas demais disciplinas e, consequentemente fora do contexto educacional ao qual a escola está inserida. Isto ocorre não só com os alunos mas também com os próprios professores de outras áreas.
Para mudarmos esta forma de compreender a Educação Física, acredito ser importante incutirmos na sociedade sua importância e transformar a Educação Física em uma disciplina com objetivos e conteúdos significativos. A visão das pessoas sobre a Educação Física está relacionada com as aulas obtidas por elas enquanto estudantes. Ao dissecarmos o passado recente da Educação Física no Brasil, chegamos a conclusão que muito pouco foi feito. Não estou falando dos autores e pesquisadores da área que já a algum tempo vêm despendendo enormes esforços a fim de contribuir significativamente com a melhoria deste quadro. Estou me referindo àqueles que detém o poder de tornar esta evolução possível. Refiro-me aos professores de Educação Física. Aqueles que todos os dias estão diante de alunos nas mais diferentes faixas etárias. Alunos que estão absorvendo (ou não) os conhecimentos transmitidos (ou não) durante as aulas e a partir daí começam a formar uma opinião a respeito do que lhe é ensinado. E assim, determinar se tais conhecimentos serão (ou não) úteis e significativos em suas vidas. A sociedade de hoje nos tem mostrado que não. É preciso mostrar que sim. Formar uma nova compreensão de Educação Física.
Esta transformação não ocorrerá de uma hora para outra. É preciso tempo. Tempo para que um novo conceito de Educação Física escolar enquanto componente curricular seja assimilado e incorporado em nossa sociedade. Somente será possível atingirmos objetivo semelhante através de realizações práticas. Antes de compreendermos uma nova Educação Física, é preciso primeiro vivenciá-la.

Um comentário:

mammasan disse...

Para que seja feita esta mudança que vc citou, teria que existir pelo menos pessoas como vc, compromissadas em ensinar o que a Educação Física tem de melhor, e não só o oba-oba de ser a hora"legal" da ed. física né?