domingo, 1 de novembro de 2009

Tocando por mudança


“Até que não existam cidadãos de 1º e 2º classe de qualquer nação. Até que a cor da pele de um homem seja menos significante do que a cor dos seus olhos. Haverá guerra.” (Da música War / Composição: Allen Cole / Carlton "Carlie" Barrett)

A música realmente é uma linguagem universal. Até aí nenhuma novidade. A genialidade está quando alguém utiliza um conceito universal e cria algo extraordinário. É o que fez o engenheiro de som Mark Johnson, criador do projeto Playing for Chance (Tocando por Mudança). Johnson viaja o mundo gravando artistas de rua de diferentes etnias, integrando através da música culturas e pessoas. Segundo o artista: “Vi ali a incrível habilidade que a música tem de aproximar as pessoas - conta o produtor. - Poucos entendiam as letras ou mesmo a língua, mas todos sentiam o poder da música. Então percebi que uma boa parte da melhor música que eu ouvia se encontrava na rua, no caminho do estúdio onde eu trabalhava. Decidi montar um estúdio de gravação móvel e procurar pelos momentos de música e inspiração onde eles estivessem.”
Poderia ter escolhido outras músicas. Escolhi War, música eternizada por Bob Marley. A razão é simples: ela conta com a participação de Bono Vox do U2, de quem sou grande fã. Existe um cd com as gravações do projeto Playing for Chance. Vale conferir.


2 comentários:

Amigao disse...

Amigão tá muito bonito isso aqui, bem legal mesmo, com cara de blog grande e inteligente.
Durante o dia eu volto aqui pra colocar a leitura em dia.
Abração e boa semana!

Emerson Batista disse...

Valeu... Zé...
Que bom que gostou...