sábado, 23 de janeiro de 2010

Fazendo a diferença


"Bons líderes fazem as pessoas sentir que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho."
( Warren G. Bennis )

Em nome do profissionalismo, muitos lugares costumam acreditar que para sermos profissionais devemos deixar as relações humanas de lado. O que vale é o resultado. O lucro obtido. Enganam-se.
Felizmente, em meu trabalho, tenho a felicidade de conviver com pessoas especiais. Márcia, Rebeca, Sandra, Ana e Deise. Atitudes como a delas não podem passar despercebidas. São pessoas como elas que fazem a diferença. Estamos sempre recebendo um presentinho e mensagens que nos fazem refletir. Não é pelo presente. É pela lembrança. Pelo cuidado e preocupação. Este ano, não foi diferente. Novo presentinho e nova mensagem para dar as boas vindas ao ano que começa. Resolvi transcrever a mensagem aqui. Para dividir com os amigos destas reminiscências. Para mim, tais atitudes não passam despercebidas. Muito pelo contrário. Elas fazem toda a diferença.

Sabedoria de Teresa de Calcutá

A menos que seu trabalho seja feito com amor, ele é inútil. Trabalhar sem amor é escravidão.
É fácil amar as pessoas que estão distantes. Não é fácil amar as que estão perto de nós. É mais fácil dar um prato de comida a um faminto do que abrandar a solidão e o sofrimento de quem precisa de amor em nossa própria casa.
É muito difícil orar se não sabemos como fazê-lo. Devemos ajudar a nós mesmos a aprender. O mais importante de tudo é o silêncio.
Devemos nos acostumar com o silêncio da alma, dos olhos e da língua. Tudo começa com a prece que nasce do silêncio do coração.
Silêncio do coração, não somente da boca, ambos são necessários. Então você poderá ouvir a Deus em todo lugar; no fechar de uma porta, na pessoa que precisa de você, nos pássaros, nas flores, nos animais, aquele silêncio que é maravilha e louvor.
Se prestarmos atenção ao silêncio, será fácil orar. Há muita conversa; muita repetição...
Estando só ou acompanhado, procure Deus no silêncio. É lá que acumulamos o poder interior, que distribuímos pela ação, utilizando-o tanto nas tarefas menores quanto nas nossas horas de mais sofrimento.
É muito difícil conseguir o silêncio interior, mas precisamos fazer um esforço. No silêncio encontramos energia nova e unidade verdadeira para fazer todas as coisas bem feitas.

Que este ano que se inicia seja uma oração diária, repleta de equilíbrio, amor e paz interior, trazendo cada um de nós muita luz, sabedoria e paciência.

Feliz 2010!
Márcia, Rebeca, Sandra, Ana e Deise

Nenhum comentário: