sábado, 13 de fevereiro de 2010

Nossa Língua Portuguesa


Com esta história de nova ortografia da língua portuguesa, é natural alguma dúvidas surgirem. É até óbvio. Querendo saber sobre as novas regras para o emprego do hífen na palavra dia a dia, fui consultar a internet. Encontrei um ótimo site sobre gramática. Chama-se Gramática on Line do Prof. Dílson Catarino. Já ouviram falar? Não? Muito esclarecedor. O texto elucidativo dizia o seguinte:

“Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição cujos elementos constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo-se dar o caso do primeiro elemento estar reduzido. Constituir uma unidade sintagmática significa pertencer a uma classe gramatical (substantivo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio...) e semântica, ter um significado, ou seja, os elementos que formam a palavra composta são palavras existentes na Língua Portuguesa, a não ser os elementos reduzidos.”

Minha nossa! Preciso fazer mais algum comentário? Encontrei também um vídeo com uma aula do Prof. Dílson. Pois é, fiquei curioso. São apenas dois minutinhos. Assistam e vejam a empolgação da classe...



Nenhum comentário: