terça-feira, 15 de março de 2011

Invictus - William E Henley


Nelson Mandela passou quase trinta anos preso. Confinado em uma cela minúscula, saiu de lá pronto para perdoar quem o colocou lá. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. No filme Invictus, Mandela diz que o poema de William E. Henley tornou possível suportar cada dia na prisão.


INVICTUS
(William E Henley)

Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por minha alma inconquistável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.

Nenhum comentário: