quinta-feira, 12 de maio de 2011

Nada é o que parece ser - Patricia Highsmith


Nada é o que parece ser. Uma brilhante compilação de 28 contos da escritora norte americana Patricia Highsmiths. O trecho a seguir foi retirado do conto As manhãs mais poderosas.

“Ele se levantou e se vestiu com uma impaciência frenética, pois a manhã mais poderosa que jamais vira irrompia através das janelas.
Acorreu novamente à janela e, o peitoril, olhou para fora através da terra verde para o sol ponderoso que vacilava latejando acima.
O sol ardia sobre o topo das árvores, os cumes dos telhados, as asas dos pássaros que voavam cantando. Estendeu a mão e tocou nas folhas da árvore. Inspecionou um mundo intocado pela ganância, pela amargura ou pela sujeira do comércio. O paraíso perdido do amor fraternal.
Fez umas piruetas em cima do carpete cinza, bateu acima da cabeça e riu deliciado. Revigorado pelo sono naquele ar puro, ele se sentiu forte como um boi, em forma como um guerreiro, livre como – como a borboleta que entrou voando por uma janela e saiu pela outra, enquanto olhava embasbacado.”

Um comentário:

Cássia M Bizzi disse...

Admiro as pessoas que têm o dom, a arte de escrever. Nos fazem viajar, imaginar, pensar, questionar, refletir...
Parabéns pelos textos que você seleciona e divulga, e também por aqueles de sua autoria, sempre muito bem elaborados.
Confesso que sou preguiçosa para ler livros, então, aqui posso estar perto deste mundo literário, em doses homeopáticas.