terça-feira, 24 de maio de 2011

Pavio curto.


"A impaciência em que vivemos provém da nossa ignorância,
queremos que os homens e as coisas sejam o que não podem ser,
e deixem de ser o que são por sua essência e natureza."
(Marquês de Maricá)

Precisa-se de paciência. Só um pouquinho mais. Já tenho bastante. Acreditem. Dizem que paciência requer muita prática. Deve ser verdade. Estou praticando. Não se enganem. Apesar de parecer, não estou reclamando. Apenas me adaptando. Ainda. Kafka, escritor que explorava os conflitos existenciais, escreveu: "Todas as falhas humanas provêm da impaciência”. Dura verdade. Quero apenas, reduzir minhas falhas. Quem não quer?
É tudo uma questão de medida. Basta encontrar a certa. Basta ter paciência. Dualismo. Parece simples; para ter paciência é preciso: paciência. Perdoem-me. Devo estar ficando maluco. Ou acabarei por deixar alguém. Não me levem a mal. Tenham um pouco de paciência. Vamos tentar entender. Sim, vamos. Convido o amigo leitor a vir comigo. Talvez, também precise. Descobri que em oposição aos sete pecados temos também as sete virtudes. São elas: generosidade, temperança, diligência, caridade, humildade, castidade (sim, castidade parece ser uma das virtudes) e claro; paciência. Melhor deixar as sete virtudes para lá. Começo a preferir os sete pecados. Esqueçam o que acabei de escrever. De fato, estou estroina. Já que estou com o dicionário aberto, usei uma palavra diferente. Não resisti. Continuemos. No dicionário: capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades. Resignação. Perseverança. Sossego com que se espera uma coisa desejada.
Começo a entender. Pode ser uma luz no fim do túnel. Mas, uma luz no fim no túnel, segundo dizem, pode ser um trem vindo ao contrário. Calma. Paciên... Chega! Cansei! Vou procurar algo melhor para fazer. Estou muito impaciente. Não sei se notaram...

Um comentário:

Amigao disse...

Mas que beleza!