sábado, 23 de setembro de 2017

O pior cego...



“Somos protegidos por filtros que atenuam 
todos os sinais que nos vêm do exterior”. 
(Ramón Sender)
             
Os sinais estão sempre lá. Sempre podemos vê-los. E é exatamente o que fazemos. Mesmo que seja lá no fundo, no mais escondido e trancado porão da nossa consciência. Acontece que, muitas vezes, ou na maioria delas, preferimos fingir não compreendê-los. Somos cegos. Ou fingimos ser. Preferimos assim. Triste realidade do ser humano. Você também. Não se engane. Com você não é diferente. Falo por todos nós. Julgar é fácil. Falar que, com a gente seria diferente, é a forma mais covarde de julgar e sentenciar.  Mas, basta os sinais começarem a aparecer em nossas vidas para olharmos para o outro lado. É muito mais fácil acreditar em nossa verdade. Mesmo que ela seja uma mentira.
É exatamente dessa conflagração em nossa consciência que surge a discrepância entre o discurso e a atitude. O ser humano é mesmo confuso. Os sinais não deixam dúvidas. É sempre mais fácil escolher o caminho mais tranquilo. Sem tempestades. Quem não escolheria? Afinal, enxergar a verdade, exatamente como ela é, nos obrigaria a agir... Dante Alighieri, em sua obra A divina comédia escreveu sobre o inferno, o purgatório e o paraíso. Para o escritor e poeta italiano, “O mundo é cego, e tu vens exatamente dele...”

Um comentário:

Amigao disse...

Amigão fazia tempo que não vinha aqui.É bom constatar que você continua inspiradissimo.
Eu conheço algumas pessoas que sempre usam esta frase: "aí é diferente" quando flagradas nos mesmos erros que criticam nos outros. Sim, covardia pura.
Um baita de um texto.

Abraço