terça-feira, 4 de março de 2008

Uma luz no fim do túnel...

Escrevo em especial para meu amigo José Ayrton de Souza. O amigão (http://turmadoamigao.blogspot.com). Em resposta ao meu texto "A chatice Nacional", ele escreveu que no meio de toda esta chatice que anda o futebol, o Flamengo ainda se salva. Diz ainda que serão campeões da Libertadores.
Concordo em parte com ele. Em parte! Realmente a torcida do mengo tem se diferenciado. Mas não posso dizer o mesmo da equipe do Flamengo. Com ou sem título da Libertadores, continuarei achando uma chatice ver o Flamengo (e todas as equipes do futebol brasileiro), jogando. Vamos dizer que uma das cinco equipes que disputam a Libertadores torne-se campeã. Quem será o craque que será imortalizado na memória do Torcedor? Outro dia um torcedor mandou um e-mail para um programa esportivo fazendo a seguinte indagação: Alguém consegue imaginar Zico, Sócrates, Falcão, Pelé, Didi, Nilton Santos, Ademir da Guia, Roberto Dinamite, Rivelino, etc... Fazendo um gol e comemorando com a dança do créu?? Eu não consegui imaginar!
Mas a fim de justificar o título desta postagem vou contar o que me aconteceu esta semana e concordando com o Amigão acho que a luz no fim do túnel pode mesmo estar nas torcidas. Se bem que, lembro sempre: uma luz no fim do túnel pode ser um trem vindo ao contrário!
Acabei a minha aula de Educação Física para uma turma de aproximadamente nove anos de idade. Como era a última aula do período, eles estavam prontos para ir embora e pedi que aguardassem na fila até a abertura do portão. Quando olhei na fila só estavam as meninas. Saí atrás dos garotos e escutei uma gritaria vindo do banheiro. Não tive dúvidas! Entrei dando bronca em todos eles. Entre uma bronca e outra, um deles resolveu se explicar:
- Professor! Eu explico! O Corinthians perdeu para o Palmeiras. Eu e ele somos Corinthianos e apostamos que vestiríamos a camisa do Palmeiras caso perdessemos. Pois é, viemos pagar a aposta...
Em primeiro lugar achei sensacional a maneira como eles, de muito bom humor, resolveram saldar a dívida. Depois, escolheram a hora certa para fazê-lo. Esperaram até que a aula tivesse terminado. Não houve confusão, nem bagunça e muito menos falta de respeito.
Para estes garotos, se o Valdivia comemorou ou não com “chororo”, se foi ou não penalti, se jogaram com três ou dois zagueiros não teve a menor importância. Que cresçam assim!

Um comentário:

Amigao disse...

Bom texto amigão.Zico fazendo a dança do créu...rsrsrs.
Eu gosto das comemorações após o gol e sou contra as probições.O soco do Pelé no ar, os braços do Kaka apontados para o alto e outros.São exemplos legais.As provocações tambem são maneras.
Achei barbaro quando um jogador do S.Paulo comemorou em cima das traves.Imagem boa aquela.O Bebeto fazendo o gesto de "nana nenem" na copa do mundo.E tantas outras daria um post inteiro no blog que você saberia descrever muito bem.
Quanto a torcida.A festa é para a torcida,o gol a vitoria.Eu fico impressionado com qualquer festa de qualquer torcida após o gol.
LEgal amigão, ainda bem que inventaram o blog dai a gente pode manter aquelas longas conversas futebolisticas.
E o texto sobre os filmes? Vai fazer quando?