segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Parte 34 – Trigésimo quarto contato



AMIGO, ESPERO QUE ESTEJA BEM!

Como foi que eu descobri estes poemas? Ou melhor; quem foi? Eu ou você? O que deve estar se perguntando é: Eu não sei a resposta? Claro, eu deveria saber! Não vou responder à sua dúvida. É tudo muito confuso. Melhor não pensarmos nisso. Mais paradoxos; paradigmas. Em minha vida, estão por todos os lados. Fez a pesquisa? Encontrou-os? Não quero deixá-lo traumatizado. Fique tranquilo; viva de acordo com o que aprendeu com Herrick e Horácio. “O velho tempo corre sem fim...”.
Falando em traumas; lembra-se de certo estojo? Certa vez caiu no chão... Enfim! Traumas precisam ser resolvidos. Não importa quanto tempo leve. Algumas coisas podem ser inesquecíveis. “Enquanto estamos falando, terá fugido o tempo invejoso...” Agora, sabe o que quero dizer.
Dizem que o homem sem medo motiva-se a ir além. Escolhas são feitas. Sempre. Quando chegamos a uma encruzilhada, não podemos, simplesmente, ficar parados sem saber o caminho a seguir. Fazemos uma escolha e seguimos à diante. Mas é preciso saber: em uma encruzilhada não conhecemos o caminho correto. É uma escolha mais difícil. Quando sabemos o final de cada estrada, a escolha torna-se mais fácil e não há por que lamentar-se pelo caminho escolhido. É uma atitude consciente. “Que não te acanhes, e que o tempo aproveites...”
Surge assim, a importância de entender outro sentimento: a vontade. Não vou citar o dicionário como de costume. Se achar necessário, pode fazê-lo você mesmo. Segundo a filosofia, a vontade está na relação entre o livre-arbítrio e o determinismo. Os atos da vontade, segundo dizem, ocorrem com representações conscientes do fim. Resumindo; é preciso querer! “Colhe o dia; cada dia menos confia no amanhã...”. Hiperbulia! Sempre. Fernando Pessoa fez a seguinte indagação: Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?

UM GRANDE ABRAÇO!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro ler essas cartas. Pena que as entrelinhas do passado só vcs: Emerson + Batista entendam. Mas, fico curiosa em saber o que será dito quando: o hoje for ontem e o amanhã for hoje...haja reticências. Beijo. Keila