domingo, 21 de março de 2010

Muito além do diploma...


Amigos leitores destas reminiscências, correndo o risco de me tornar repetitivo, ainda estou fazendo alguns agradecimentos. Como muitos amigos e familiares participaram de todo o processo ao meu lado, acho justo dividir minhas palavras. O e-mail abaixo foi enviado à Dra Veridiana em 20/03/2010.

Carl G. Jung disse que "Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo." Escrevo para falar de uma médica. Ou melhor, de uma pessoa com uma qualidade humana que vai muito além de um diploma.
Quando, pela primeira vez, entramos no consultório da Dra. Veridiana já sabia que não encontraria ali uma cura. Portanto; não estava atrás de esperança. Estava atrás de tempo. O próprio tempo se encarregou de mostrar-me que aos cuidados dela, encontraríamos muito mais do que uma fração de tempo. Encontraríamos alguém disposta a nos receber sempre com um sorriso e uma palavra de incentivo. Mesmo quando não havia motivos para sorrir.
A Dra. Veridiana é o tipo de médica que está sempre com a porta aberta. Certa vez, ouvi de uma funcionária que ela era a queridinha dos funcionários e dos pacientes. Fácil entender. Na situação em que nos encontrávamos o diploma médico não possui qualquer valor se o ser humano que o possui não aliar a ele os valores humanos encontrados na Dra. Veridiana.
Escrevo então, para agradecê-la. Não por cada vez que usou seu carimbo em uma receita médica ou pedido de exame. Mas, por cada sorriso. Passei por tudo isso muito de perto. O suficiente para nunca mais pensar em viver isso novamente. Mas, se um dia preciso for, será a Dra. Veridiana que gostaria de ter como médica ao meu lado. Agradeço em nome de toda a minha família. Muitos não tiveram a oportunidade de conhecê-la. Não pessoalmente. Agradeço também em nome da minha esposa. A cada dúvida ou dificuldade que aparecia somente se acalmava após falar com sua médica. Para a Dra. Veridiana, "Se você não pode mudar seu destino, deve mudar sua atitude!" (Amy Tan)

Veridiana Pires de Camargo é médica Oncologista no ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)

Um comentário:

Meu tempo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.