sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Que saco!


"Negócios - A arte de tirar dinheiro dos bolsos 
dos outros sem usar violência." 
(Max Amsterdam) 

É realmente um saco. De plástico. Saquinhos. Sacolinhas. Estas, dos supermercados. Estão proibidas. Ou não? Não importa. Tudo em nome da sustentabilidade. Antes do bla bla bla, quero deixar claro que sou totalmente a favor da lei. “De acordo com a Plastivida, 15 bilhões de sacolas plásticas descartáveis foram distribuídas às lojas comerciais brasileiras em 2009”. 15 bilhões! (Fonte: Planeta Sustentável). Ser contrário seria insano. Claro; gostaria de ver medidas semelhantes em todas as esferas possíveis. Outra questão: Até onde sei, estas sacolinhas eram utilizadas posteriormente, em sua maioria, como sacos de lixo. Não as teremos mais. Precisaremos então, comprar sacos de lixo. Feitos de: Plástico. Enfim! 
Este texto não é sobre a lei. É sobre suas consequências. A lei (ou acordo) que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas entrou em vigor. Sim, gratuita. Vender pode. Você vai ao supermercado, entra na fila e aí lembra: não tem mais sacola. Tudo bem; é em prol do Planeta. Mas, você precisa carregar suas compras. Então, o funcionário do caixa o informa que o estabelecimento fornece caixas de papelão. Ótimo! Infelizmente já esgotaram. E agora? Temos a sacolinha de plástico (aquela proibida) e as sacolas biodegradáveis. De graça? Claro que não. Parece que a sustentabilidade é, antes de tudo, um bom negócio. Os supermercados, antigamente ofereciam empacotadores. Atualmente é o próprio cliente que o faz enquanto coloca as compras na esteira e digita a senha do cartão. Agora eles também não precisam mais comprar as sacolinhas. O cliente paga. É ou não um país como poucos? Um saco! 
Para ficar claro, não sou nenhum especialista no assunto. Posso mesmo estar completamente equivocado. Mas, segundo o PROCON “os estabelecimentos devem oferecer uma alternativa gratuita para que os consumidores possam finalizar sua compra de forma adequada (...). É importante destacar que, na ausência de opção gratuita para que o consumidor possa concluir sua compra, fruindo de maneira adequada o serviço, o estabelecimento deverá fornecer gratuitamente a sacola biodegradável, respeitando assim os ditames do Código de Defesa do Consumidor (CDC)". É isso. Agora; acho que vou até o supermercado comprar uma briga...

Nenhum comentário: