terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Sermão da montanha (Versão para educadores)


“A tarefa do educador moderno 
não é derrubar florestas, mas irrigar desertos”. 
(C. S. Lewis)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:

- Em verdade, em verdade vos digo: “Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles...”.

Pedro o interrompeu: “Mestre, vamos ter que saber isso de cor?”.
André perguntou: “É pra copiar?”.
Filipe lamentou-se: “Esqueci meu papiro!”.
Bartolomeu quis saber: “Vai cair na prova?”.
João levantou a mão: “Posso ir ao banheiro?”.
Judas Iscariotes resmungou: “O que é que a gente vai ganhar com isso?”.
Judas Tadeu defendeu-se: “Foi o outro Judas que perguntou!”.
Tomé questionou: “Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?”.
Tiago Maior indagou: “Vai valer nota?”.
Tiago Menor reclamou: “Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.”.
Simão Zelote gritou nervoso: “Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?”.
Mateus queixou-se: “Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!”
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo: “Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de ensino? e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?”.
Caifás emendou: “Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?”.
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus: “Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém!”.

E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes...".

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