“A tarefa do educador moderno
não é
derrubar florestas, mas irrigar desertos”.
(C. S. Lewis)
Naquele tempo,
Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra,
deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava
para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os
homens. Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em
verdade vos digo: “Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos
céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes
os misericordiosos, porque eles...”.
Pedro o
interrompeu: “Mestre, vamos ter que saber isso de cor?”.
André perguntou:
“É pra copiar?”.
Filipe
lamentou-se: “Esqueci meu papiro!”.
Bartolomeu quis
saber: “Vai cair na prova?”.
João levantou a
mão: “Posso ir ao banheiro?”.
Judas Iscariotes
resmungou: “O que é que a gente vai ganhar com isso?”.
Judas Tadeu
defendeu-se: “Foi o outro Judas que perguntou!”.
Tomé questionou:
“Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?”.
Tiago Maior
indagou: “Vai valer nota?”.
Tiago Menor
reclamou: “Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.”.
Simão Zelote
gritou nervoso: “Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?”.
Mateus
queixou-se: “Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!”
Um dos fariseus,
que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém,
tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo: “Isso que o senhor está fazendo
é uma aula? Onde está o seu plano de ensino? e a avaliação diagnóstica? Quais
são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para
recuperação dos conhecimentos prévios?”.
Caifás emendou: “Fez
uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com
outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares
gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?”.
Pilatos, sentado
lá no fundão, disse a Jesus: “Quero ver as avaliações da primeira, segunda e
terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus
discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de
qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia
do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém!”.
E, foi nesse
momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes...".
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