domingo, 9 de setembro de 2012

Newsroom - HBO


“Ouça-me agora, sombrio e insuportável mundo. Tu és muito debochado, mas um cavaleiro com suas bandeiras bravamente desfraldadas agora lança suas luvas para ti” (Miguel de Cervantes em Don Quixote, citado em Newsroom)


Dizem que os jornalistas estão divididos. Não sei. Não sou jornalista. Se for o seu caso, pode tirar suas conclusões. A minha? Achei Newsroom, a nova série da HBO um dos melhores programas da TV dos últimos anos. Está bem, assisto pouca TV. Não importa. Vejo o suficiente.
Escrita por Aaron Sorkin, roteirista de A Rede Social (Oscar de melhor roteiro adaptado) e The West Wing. “Com dez episódios produzidos para sua primeira temporada, a série acompanha os bastidores de um telejornal de conteúdo político e opinativo” (Veja). The Newsroom conta a história de Will McAvoy (Jeff Daniels), âncora do News Night do canal ACN que depois de um colapso nervoso durante um programa de debate político tem todo o seu programa modificado, incluindo uma nova produtora chefe, Mackenzie MacHale.
O texto é inteligente e dinâmico. Com diálogos longos e rápidos, marca registrada de Sorkin. Após assistir ao Episódio Piloto, minha expectativa era se o nível seria mantido nos episódios seguintes. Gostei ainda mais. Os episódios 4 e 5 são memoráveis. Como escrevi no início, as opiniões são divididas. Segundo algumas críticas, "a redação de Newsroom existiria somente em um mundo de fantasia e todos os personagens se comportam como adolescentes". Pode ser verdade. Ao que me consta, melhor assim...






Nenhum comentário: