sexta-feira, 29 de abril de 2011

Não quero fórmulas mágicas


“Não importa onde você parou.
Em que momento da vida você cansou.

O que importa é que sempre é possível recomeçar.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo.

É renovar as esperanças na vida e, o mais importante.

Acreditar em você de novo”.
(Carlos Drummond de Andrade)


Dizem que nada é por acaso. Talvez. Chamem como quiserem. É a vida. Está aí e não temos como fugir a não ser vivendo. Tentamos encontrar fórmulas mágicas para tudo. Não existem fórmulas mágicas. Existem pessoas mágicas. Existem situações mágicas. Ou até mesmo uma oportunidade. Einstein foi talvez, quem mais entendeu sobre fórmulas. Ele não devia acreditar em fórmulas mágicas. Para o cientista: "Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado".
Acreditar estar fazendo a coisa certa não significa que estamos fazendo o que é certo. O que é certo? No fundo, sempre sabemos. Quando encontramos a resposta, muitas vezes, nada mais podemos fazer. Aprendemos da pior maneira. Ou, do modo mais difícil. Claro; é assim ao escolhemos o caminho mais fácil. Só existe caminho fácil para os cavardes. Gandhi tinha razão ao dizer que “o medo tem alguma utilidade, mas a covardia não”.
Então chega! A verdade é que resolvi viver. E para viver será preciso dizer não. Não à espera. Não ao que não é verdadeiro. Renunciei à dúvida. Há muito tempo disse não à covardia. Cada um deve saber o melhor para si. O que realmente lhe fará feliz. Onde está a felicidade? Posso falar apenas por mim. Se quiser dinheiro, corra atrás dele. Tem gente que não sabe viver sem ele. Se quiser poder, conquiste-o. Mas, faça por merecer. Se quiser amar, ame quem também te ama. Do contrário, acredite, não valerá a pena. Seja feliz. Eu? Não espero nem mais um segundo. Não quero mais. Não quero fórmulas mágicas. Agora é tarde demais. Viver é recomeçar. Ralph Waldo Emerson disse que "Às vezes um grito é melhor que uma tese". Então, vou parar de escrever. Darei o meu grito. Façam o mesmo. Ou se acovardem. Problema de cada um...

2 comentários:

Carmen disse...

Excelente texto. Gostei muito!

Andrea Caserta disse...

Tudo na vida tem um preço, nada é por acaso. Mas um novo amanhecer sempre trás um recomeço. E todo recomeço sempre trás novas energias. Nada jamais continua, tudo vai recomeçar!!!
Bjks♥ e lindo fds!!!!